Anúncios
Os pagamentos por aproximação se tornaram uma das principais formas de pagamento no Brasil e no mundo, oferecendo agilidade e praticidade para quem deseja realizar compras sem complicação. Muito além da facilidade, essa tecnologia desperta questionamentos sobre a segurança dos pagamentos, seus reais benefícios e o seu impacto.
O crescimento desse meio de pagamento é expressivo e reflete a mudança no comportamento dos consumidores brasileiros. Segundo dados recentes da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), cerca de 61% dos brasileiros já utilizam o pagamento por aproximação em suas compras diárias, o que confirma a popularidade e a confiança cada vez maior nesse formato.
O que são os pagamentos por aproximação?

Os pagamentos por aproximação, também pode ser conhecido como contactless, utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication), que significa “comunicação por campo de proximidade”. Ou seja, basta apenas aproximar o cartão, celular, smartwatch ou qualquer outro dispositivo que seja compatível na maquininha para conseguir concluir sua compra, sem precisar colocar senhas em transações que sejam de menor valor.
Anúncios
Essa é uma tecnologia que já é utilizada em diversos cartões de crédito e débito no Brasil. Por isso, também está presente em várias carteiras digitais como, por exemplo, Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Com a popularização dos pagamentos digitais, essa modalidade ganhou espaço principalmente por conta de sua agilidade e praticidade.
Ainda segundo a Abecs, foi movimentado um total de R$ 644,2 bilhões em transações por aproximação só no primeiro semestre de 2024. Isso representa um crescimento de 52,9% em comparação ao ano anterior, no mesmo período. O meio mais utilizado para realizar esse tipo de pagamento foi o cartão de crédito.
Anúncios
Como podemos pagar por aproximação?
Há algumas maneiras em que podemos utilizar os pagamentos por aproximação. Algumas pessoas acham que eles ficam limitados a apenas os cartões físicos, mas isso pode ir muito mais além. Veja algumas formas em que podemos utilizar a tecnologia na hora de realizar o pagamento:
- Cartões de crédito ou débito: cartões que possuem o chip NFC permitem a aproximação junto a maquininha para realizar o pagamento.
- Pagamentos por smartphones e smartwatches: aplicativos como carteiras digitais onde normalmente armazenamos os cartões também permitem a transação.
- Dispositivos wearables: pulseiras, anéis e outros dispositivos de vestuário também são utilizados para realizar pagamentos por aproximação.
Pagamentos por aproximação são seguros?
Uma das maiores preocupações de quem começa a usar os pagamentos por aproximação é a segurança. Afinal, como garantir que não haverá fraude ao simplesmente encostar o cartão, celular ou qualquer outro dispositivo na maquininha?
A boa notícia é que tudo fica muito bem seguro com a tecnologia NFC. Ela conta com diversos recursos avançados de proteção. Cada transação gera um código exclusivo que não pode ser reutilizado, impedindo a clonagem dos dados. Além disso, dispositivos como smartphones utilizam a impressão digital ou reconhecimento facial para autorizar a compra.
Outro fator que pode trazer mais segurança nos pagamentos por aproximação é que há um limite de valor para transações sem senha. Normalmente, esse valor é baixo. Isso para evitar que compras de altos valores sejam realizadas sem autorização adicional. Caso o valor passe do permitido na hora da proximação, a sua senha será solicitada.
Benefícios dos pagamentos por aproximação
Como já citado antes, os principais benefícios que chamam a atenção na hora de realizar os pagamentos por aproximação é a agilidade e praticidade na hora de realizar o pagamento de suas compras. Mas os benefícios são para todos, não apenas para os compradores.
Em caso de empresas, que se dispoem em colocar totens, terminais de pagamento e maquininhas que estejam habilitados com a NFC, tendem a aumentar seu capital. Isso porque, o estabelecimento passará a ter filas mais ágeis, além de um serviço de eficiencia.
Já para os bancos, os pagamentos por aproximação facilitam para coletar informações sobre o comportamento dos clientes, podendo surgir aí uma ortunidade de criar benefícios para quem fizer o uso da tecnologia. Isso além de fidelizar o cliente, irá fazer com que ele consuma mais, tudo para pode ganhar descontos, cashback ou algum sistema de pontos e vantagens.
Os benefícios estão em todos os lados, e para todos que fazem o uso da tecnologia NFC. E dessa maneira, fá com que o mercado cresça ainda mais nesse novo modelo de pagamento, movimentando bilhões em anos.
O futuro das transações digitais com pagamentos por aproximação
Com a grande crescente no Brasil e no mundo, a grande expectativa sobre os pagamentos de aproximação é que eles passem a dominar as compras a partir de 2025. Já que estudos mostraram que a cada ano, essa tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada.
No Brasil, além do grande crescimento já apresentado em 2024, com a introdução do Pix por aproximação, prevista para fevereiro de 2025, deve ampliar ainda mais o uso dessa modalidade, oferecendo aos usuários uma alternativa rápida e eficiente para pagamentos cotidianos.
Além disso, a tecnologia Tap on Phone vem ganhando destaque. Essa tecnologia permite que smartphones sejam utilizados como meios de pagamento, ou seja, transforma dispositivos móveis em maquininhas de cartão. Assim, facilita as transações para pequenos e médios empreendedores sem a necessidade de equipamentos.
Essas “novas” tendências mostram que os pagamentos por aproximação estão se tornando uma prática comum e pode-se dizer, preferida pelos consumidores brasileiros. Isso porque ela oferece maior conveniência e segurança nas suas transações diárias.
Conclusão
Os pagamentos por aproximação deixaram de ser apenas uma tendência e já fazem parte da rotina de milhões de consumidores brasileiros e no mundo, o que garante agilidade, segurança e praticidade nas transação. Com a chegada de recursos como o Pix por aproximação e a integração com dispositivos inteligentes, essa tecnologia tem tudo para se tornar como uma das principais formas de pagamento no Brasil e no mundo.
À medida que novas soluções continuam surgindo e o comportamento dos consumidores evolui com a tecnologia, os pagamentos por aproximação seguem ganhando espaço e tornando as transações digitais cada vez mais fáceia. Se você ainda não utiliza esse método no seu dia a dia, agora é o momento ideal para aderir e aproveitar todos os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer.